Publicado por: luizerbes | maio 6, 2012

A França dá a guinada para a esquerda

François Hollande, 57 anos, foi eleito presidente da França, derrotando Nicolas Sarkozy e colocando novamente a esquerda no poder em um dos países mais influentes do mundo. Tem, pela frente, um gigantesco desafio: tirar o país de uma grave crise econômica, agravada em parte pelas políticas recessivas de Sarkozy, e lidar com o desemprego (2,8 milhões sem trabalho) e com crescente aumento da popularidade da extrema-direita (a grande vencedora do primeiro turno das eleições, há duas semanas).

A questão é saber se essa vitória de Hollande vai ajudar na recuperação da esquerda na Europa. Para isso, não basta apenas uma boa gestão. Ele precisa, essencialmente, que os partidos progressistas remodelem seu discurso e consigam convencer os eleitores de que as alternativas propostas pela esquerda são melhores, mais eficientes e mais justas do que a política neoliberal implementada mundo afora a partir dos anos 90 no mundo.

O resultado das eleições não é fruto apenas disso, reflete a grande impopularidade de Nicolas Sarkozy, considerado o presidente dos ricos e derrotado por dizer amém as políticas de Angela Merkel, a primeira ministra alemã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: