Publicado por: luizerbes | abril 30, 2012

França vai dar a guinada à esquerda?

A poucos dias das eleições, o candidato socialista lidera às pesquisas de voto na França, no que pode ser um indício de que a esquerda vai recuperar um pouco do seu espaço na Europa. François Hollande teria 54% dos votos, contra 46% de Sarkozy, o presidente. A eleição está longe de estar decidida, e Sarkozy pode ser considerado um rei do jogo sujo – como quando afirmou que, se esquerda ganhasse, a França viraria uma Espanha – e tentará nesta semana se aliar à extrema-direita para salvar o seu governo impopular com o discurso anti-imigração.

Sarkozy é um político raso que merece dar adeus ao poder. Sob a liderança dele e Angela Merkel, da Alemanha, a Europa ingressou na maior crise econômica de décadas, sem nenhuma perspectiva de recuperação a curto prazo com as políticas de contenção de despesas, desenhadas para beneficiar os grandes investidores e bancos.  O desemprego europeu já está na estratosfera – e só tende a aumentar.

Um responta francesa, optando por Hollande, pouco mudará esse cenário, pois o caos já foi instalado pelos defensores do livre mercado na Europa. Mas pode ser um aviso para governos optam pelo ineficiente remédio neoliberal, como fizeram Itália, Espanha e Grécia – todas numa crise que tende a se estender por uma década, pelo menos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: