Publicado por: luizerbes | abril 22, 2012

Uma matéria sobre o Brasil entre as mais lidas

Confiro o site do jornal inglês The Guardian e encontro, no topo da reportagens mais lidas, um texto sobre o Brasil. Com o título “They’re killing us’: world’s most endangered tribe cries for help” (em tradução livre, “‘Eles estão nos matando’: a mais ameaçada tribo do mundo grita por ajuda”), a matéria retrata a situação dos índios da tribo Awá. Restam apenas 355 índios que, segundo o jornal,  correm risco de extinção com o avanço do desmatamento ilegal, em busca de madeira, e do crescimento da criação de gado e plantação de lavouras na região amazônica, no noroeste do Maranhão. Eles têm sido vítimas de pistoleiros contratados por fazendeiros e por grupos que exploram a venda de madeira.

Nesta semana, começa  uma campanha internacional para mostrar o problema ao mundo. A ONG Survival International, que tem entre os apoiadores o ator Colin Firth, quer atrair a mídia para a questão. Na quarta-feira, será lançado um vídeo, em que Colin Firth vai pedir ao governo brasileiro medidas urgentes para proteger os poucos integrantes da tribo que ainda restam. É de se esperar que o governo não ignore o problema.

***

A reportagem mostra que, apesar de o país aparecer frequentemente de forma positiva na mídia internacional, o Brasil segue com problemas sérios que não podem ser ignorados pelas autoridades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: