Publicado por: luizerbes | março 28, 2012

Apenas a ponta do Iceberg

Sabe aqueles líbios que tentaram escapar do país, ainda na época de Gaddafi, e morreram no Mediterrâneo, depois de vários pedidos de socorro ignorados pela OTAN? Pois bem, saiu o relatório da Comissão de Direitos Humanos da União Europeia. O resultado: houve um catálogo de erros que provocou as mortes (leia, em inglês, aqui).

O relatório não aponta apenas os erros, mas também revela que os europeus usam, no jargão popular, “dois pesos e duas medidas”, dependendo das pessoas envolvidas nos casos. Diria que a mídia faz isso também, à medida que supervaloriza alguns acontecimentos e ignora outros quase completamente, conforme seus interesses.

Um exemplo está na própria notícia do jornal inglês The Guardian, que trata do relatório. Segundo o texto, o naufrágio do Costa Concordia ganhou amplo destaque na mídia europeia e mundial, enquanto outra tragédia, de dimensões númericas muito maiores, não ganhou as manchetes: as 1.500 mortes de imigrantes no Mediterrâneo em 2011, do qual o grupo de líbios, vitimado pela sede e fome, foi apenas a ponta do iceberg.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: