Publicado por: luizerbes | março 26, 2012

Nem a CIA sabe se o Irã busca a bomba

O texto é do The New York Times e afirma que as agências de inteligência (na verdade, de espionagem) dos Estados Unidos não têm nenhuma certeza de que os iranianos buscam armas nucleares e não mudaram suas conclusões, de 2003, que afirmam que o programa não tem objetivos militares (leia aqui). Os dados, informa o jornal, foram compartilhados com o Mossad, o serviço secreto israelense, que concorda com as conclusões.

Mesmo assim, essa realidade não reflete o discurso bélico das duas potências: Israel, a todo o momento sinaliza que pode atacar o Irã, enquanto o governo ianque, capitaneado pela pró-israelense Hillary Clinton, vem ampliando as sanções econômicas contra o país persa e, inviabilizando, qualquer avanço em negociações.

Ou seja, apesar de não terem evidências, Israel e EUA rumam para a atacar o Irã – apesar de Barack Obama, o guerreiro, não querer se meter nessa encrenca antes das eleições.

***

O caso mostra que os governos supostamente democráticos mentem por vezes mais do governos autoritários, como sustenta Noam Chomsky.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: