Publicado por: luizerbes | março 23, 2012

Dilma: sob o fogo de amigos e inimigos

Dilma Rousseff não tem o mesmo traquejo de Lula em negociação política, e isso parece estar fazendo muita falta a presidente. O ex, especialista no assunto após longa militância no sindicalismo e na política, soube lidar bem com esse jogo e conseguiu superar as dificuldades de um Congresso multipartidário e realizar um bom governo. Dilma está patinando nesta área.

Ocorreram algumas coisas aqui que diferenciam o governo de Dilma com o de Lula. O ex-presidente conseguiu manter o PT, fragmentado em suas várias correntes, sob um certo controle e teve sempre uma boa relação com a turma do PMDB, PDT e outros integrantes do governo. Nesse jogo, não foi, por exemplo, severo como poderia – e deveria – ter sido com problemas de corrupção.

Dilma seguiu outra linha e brigou tanto com a esquerda mais radical quanto com os aliados mais à direita. Isso trouxe uma série de insatisfações.

A esquerda está indignada com alguns aspectos do seu governo, especialmente nas áreas da cultura (a ministra Ana de Hollanda está sob fogo cerrado por sua postura em relação ao ECAD, que gerencia os direitos autorais), saúde (os cortes no orçamento), sindical (os sindicatos raramente são convidados para reuniões importantes) e agrária (a reforma agrária estancou; cabe a Pepe Vargas reativá-la, mas a posse mostrou que essa não é a prioridade).

A turma mais à direita, por sua vez, não gostou nem um pouco da forma como ela se desfez de ministros rapidamente, atendendo aos apelos da grande mídia nacional, que se divertiu com textos sobre os ministros que já caíram no governo Dilma. Esse grupo, ávido por poder e cargos, se rebelou, principalmente por saber que sem os seus deputados e senadores o governo perde a maioria que a coligação conquistou nas urnas.

Governar nunca é fácil. O problema não é lidar com a oposição, que cumpre o seu papel, mas conseguir manter a base unida e integrada ao projeto de quem está no poder. Nesse ponto, o jeito de Dilma não está funcionando.

***

Sob um aspecto o governo Dilma vem se dando bem: sua política, em especial na área econômica e no combate à corrupção, está agradando à grande mídia nacional. E isso está trazendo, pelo menos momentaneamente, dividendos com uma boa avaliação da opinião pública. Mas será que isso vai durar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: