Publicado por: luizerbes | março 15, 2012

O aperto fiscal que coloca em risco o país

Dois parágrafos da coluna de Paul Krugman, publicada pelo The New York Times e reproduzida pela Folha, sobre a tal política para reduzir déficits públicos em países em crise, como a Grécia:

“E, em tempos de desaquecimento, a austeridade não apenas provoca sofrimento enorme. Há evidências crescentes de que ela é contraproducente até mesmo em termos puramente fiscais, na medida em que a combinação de receitas em queda, decorrentes de uma economia deprimida, e perspectivas de longo prazo piores, acaba por reduzir a confiança dos mercados e torna o peso de dívida futura mais intratável.

“Não podemos deixar de nos perguntar como os países que estão sistematicamente negando um futuro a seus jovens — o desemprego entre jovens na Irlanda, que no passado era menor que o dos EUA, hoje chega a quase 30%, sendo que na Grécia está em quase 50% — esperam obter crescimento suficiente para conseguir pagar os juros de suas dívidas.”

***

É uma visão de alguém que não pode ser chamado de esquerda. Expressa um visão um pouco divergente dos grupos que estão no comando das economias – geralmente burocratas que bancam o sistema bancário – e mostra que o remédio errado produz efeitos que pode matar o paciente.

Leia o artigo aqui.

Anúncios

Responses

  1. Medidas de austeridade quando o problema de uma economia é, no final das contas, justamente a austeridade causada pela falta de crédito, dinheiro e emprego são de uma estupidez indescritível. Tais medidas visam apenas proteger aqueles que possuem o capital, para que não precisem fornecer dinheiro a juros decentes nem nada do gênero, enquanto a economia como um todo afunda. Mas quem está preocupado com o todo se o que interessa é o próprio bolso?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: