Publicado por: luizerbes | março 6, 2012

Guga no Hall da Fama, o tênis nacional na lama

Gustavo Kuerten, o tenista que conquistou três vezes o Aberto da França e chegou a número 1 do ranking da ATP, vai entrar para o Hall da fama do Tênis. Patrícia Poeta, apresentadora do Jornal Nacional, deu a notícia com um largo sorriso, como uma conquista do tênis brasileiro, em particular, e do esporte tupininquim, num sentido amplo.

Mas não encontro todos esses motivos para festejar o prêmio dado a Guga, muito merecido, diga-se. Mas o lugar no Hall da Fama não é resultado do tênis ou do esporte brasileiro, é fruto quase que exclusivo do talento e do esforço do tenista. E por mais que Guga tivesse lutado para mudar isso, tornando-se um crítico da Confederação Brasileira de Tenis, não conseguiu alterar essa realidade. O tênis brasileiro está como na fase pré-Guga: sem expressão, sem grandes revelações, sem nenhuma perspectiva de voltar ao topo. Sonhando apenas com o milagre do surgimento de um novo Guga.

O que ocorreu com Guga, no tênis, é uma história que se repete no esporte brasileiro: nos anos 70, tivemos o talento de João do Pulo no atletismo; nos anos 80, o glorioso time de basquete, com Oscar e cia; nos anos 90, Guga; nos anos 90 e 2000, o vôlei (que vem se mantendo, por conta de uma competição interessante, a Superliga, de investimentos de empresas e cidades e da transmissão dos jogos pelo Sportv); na natação, temos Cielo. Tudo isso é resultado mais do talento individual – ou de um conjunto de atletas talentosos, no caso dos esportes coletivos – do que de uma política que valoriza o esporte de competição.

É verdade que, com o Pan-Americano no Rio, e as Olimpíadas de 2016, houve uma melhora. Mas ainda assim o Brasil, o país em que o futebol abocanha quase todos os espaços da mídia, está longe de ocupar o lugar de destaque que pode ocupar. Enquanto isso não ocorrer, teremos que esperar por um Guga, atleta excepcional, para alcançarmos o topo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: