Publicado por: luizerbes | fevereiro 29, 2012

Um a menos no clube nuclear?

A Coreia do Norte desistiu de seu programa nuclear, nesta semana. Com isso, temos um candidato a menos para o clube, formado, por enquanto, por oito países: Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França, China (os cinco com poder de veto na ONU), Israel, Paquistão e Índia.

E o Irã? Ainda não tem armas, mas tem um programa que é anunciado como sendo pacífico – algo que os EUA não acreditam, mas os ianques são pouquíssimo confiáveis.

A questão central é reduzir esse clube – ou pelos menos reduzir substancialmente o arsenal. Não adianta o Ocidente querer proibir o Irã de ter o seu programa se eles próprios estão sentados em pilhas de bombas atômicas. Os países que têm arsenal nuclear precisam eles próprios darem o exemplo, se submeter as visitas da Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (a AIEA) e parar com o desenvolvimento de novas armas.

Aliás, se queremos um mundo com paz, é preciso começar a desmontar a indústria militar, um dos negócios que mais cresceu com o belicismo dos Estados Unidos após o 11 de setembro – primeiro com George W. Bush e, agora, com Barack Obama. O que se gasta em armas no planeta num ano daria para acabar com a fome por pelo menos uma década.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: