Publicado por: luizerbes | fevereiro 19, 2012

O lançamento do livro da Festa da Uva

Do site da Prefeitura de Caxias do Sul.

***

Livro Festa da Uva – A Alma de Um Povo é lançado no estande da Prefeitura

18/02/2012 | 17:17

 A Prefeitura de Caxias do Sul promoveu na manhã deste sábado, dia 18 de fevereiro, no estande localizado no Centro de Eventos, o lançamento do livro Festa da Uva – A Alma de Um Povo, do Jornalista Luiz Carlos Erbes.

Estavam presentes o prefeito José Ivo Sartori, a primeira-dama e deputada estadual, Maria Helena Sartori, as soberanas da Festa Nacional da Uva, rainha Robertoa Veber Toscan, princesas Aline Casagrande e Kelin Zanette, as soberanas da Festa de 2010, o presidente da Festa da Uva, Gelson Palavro, secretários municipais da Cultura, Antonio Feldmann, do Turismo, Jaison Barbosa, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nestor Pistorello  da Segurança e Proteção Social, Roberto Louzada, membros da Comissão Comunitária da Festa da Uva, demais autoridades e visitantes.

O livro é uma atualização de “A Alma de Um Povo – 7 Décadas de Festa da Uva”, lançado há 12 anos. Além de contar, com detalhes, os eventos dos anos 2000, o livro ganhou uma nova diagramação, com um número maior de imagens.

Criado com a intenção de contar a história da festa com palavras e fotos, o livro conta com imagens de todas as edições e traz o trabalho de vários fotógrafos que registraram o evento, como Ulysses Geremia, Júlio Calegari, Júlio Soares, Aldo Toniazzo e Luiz Chaves, entre outros.

De acordo com o autor do livro, Luiz Carlos Erbes, a Festa da Uva conta a história de uma vitória. Segundo ele, desde a primeira exposição, organizada no verão de 1931 por determinação de Joaquim Pedro Lisboa e o apoio incondicional de Celeste Gobatto, o evento mostra Caxias do Sul para os caxienses, gaúchos, brasileiros e até para cidadãos de outros países. “O papel da Festa da Uva é inquestionável na formação da identidade de Caxias do Sul. Ela ajudou a criar a marca do caxiense. É a alma de um povo e conecta o presente ao passado e ajuda a manter viva as raízes plantadas pelos imigrantes italianos no início do século XIX.”

Para o diretor da Editora Maneco, Arcângelo Zorzi Neto, o Maneco, esse trabalho se destaca por ser mais ilustrativo e trazer mais fotografias. “Diagramamos o livro diferente. O Luiz Carlos Erbes teve o cuidado de analisar festa por festa, incrementar o conteúdo histórico e colocar fotografias que ilustram a história da Festa da Uva e de Caxias do Sul”.

Segundo o prefeito José Ivo Sartori o livro engrandece a memória de Caxias do Sul. Sartori destacou que na obra constam os cartazes das Festas da Uva a partir de 1950. “A Festa da Uva já é uma grande marca. Esse livro é composto de muita história e será uma riquíssima fonte de estudos e de pesquisas”, salientou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: