Publicado por: luizerbes | janeiro 25, 2012

Cinema: o original e a versão americana

Você assistiu a “72 horas”, com Russell Crowe no papel do marido que, após não ver perspectiva de obter a liberdade da mulher, resolve planejar a fuga dela da prisão? Pois bem, o filme é baseado em “Pour Elle”, francês, tem a mesma história e uma sequência quase igual de acontecimentos. Mudam apenas alguns aspectos – talvez para evitar que a cópia seja muito pior.

Lembrei de “Pour Elle” – e “72 Horas” – com as constantes chamadas publicitárias em alguns canais a cabo do filme “Os Homens que não amavam as mulheres”. Mais ou menos um ano atrás eu assisti à trilogia sueca de “Millenium”. Três bons filmes, baseados na obra Stieg Larsson, sucesso de vendas no mundo inteiro. Agora, vem a versão enlatada, com Daniel Craig como protagonista e Rooney Mara como parceira (e indicada ao Oscar pelo papel).

Essa história é antiga: filmes bons produzidos em vários cantos do planeta são adaptados pelo cinema norte-americano. Não sei se é fato, mas tenho a impressão de que, há algum tempo, a versão ianque era uma adaptação, mantendo certa fidelidade ao enredo e, muitas vezes, mudando o desfecho. Lembro de “Nikita”, que virou a “A assassina”, embora não haja termos de comparação com o original francês.

Mais recentemente, desconfio, essas versões são cada vez mais cópias semelhantes.  De “Pour Elle” para “72 horas”, mudam o país, o sistema carcerário, algumas cenas e o país de destino – mas a estrutura de sequências é muito semelhante. Parece um tentativa de ousar menos para acertar mais – até porque as versões são de filmes que deram certo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: