Publicado por: luizerbes | janeiro 21, 2012

Nobel da Paz: prêmio por promover a Paz ou por distribuir terras?

Quando Ellen Johnson Sirleaf, a presidente da Libéria, ganhou o prêmio Nobel da Paz, no ano passado, todo o mundo ovacionou o fato de ela ter conseguido fazer uma transição para a paz após um conflito civil que vitimou milhares. Foi, todos disseram, um prêmio merecido.

Mas será que o prêmio foi apenas pelo trabalho em prol da paz? Entre 2006 e 2009, a presidente concedeu mais de um terço das terras da Libéria para investidores usarem para mineração, agricultura e outros projetos. Atualmente, mais de 7 milhões de acres estão sob concessão, grande parte delas dadas a grande grupos estrangeiros.

Em 2009 e 2010, por exemplo, a senhora Sirleaf conceceu 1,6 milhão de acres para uma empresa de exploração de petróleo da Malásia, subsidiária de um fundo sediado em Nova York. Mais de 1 milhão de pessoas vivem no local, e cerca de 150 mil serão afetadas diretamente nestes primeiros anos. Muitos vão perder suas casas, fazendas e até cemitérios e lugares sagrados vão ser removidos.

As informações acima estão num texto do New York Times (leia, em inglês, aqui).

***

Pelo visto, para ganhar o Nobel da Paz, você precisa fazer algo além de promover a paz. Ou, pelos, sinalizar que vai criar condições para um novo conflito no futuro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: