Publicado por: luizerbes | janeiro 13, 2012

Aumento na Justiça, protesto no Twitter

Na Justiça, a Convias conseguiu o reajuste da tarifa de pedágio do Pólo de Caxias de Sul – o valor, de R$ 6, sobe para R$ 6,70 a partir deste sábado nas quatro praças que cercam Caxias do Sul.

No Twitter, começou um protesto, com o tag #gatovias, nome sugestivo e que remete a verdadeira atividade da Convias (arrecadar dinheiro oferecendo o mínimo possível, menos inclusive do que o previsto pelo contrato, em troca à concessão dada na época que o PMDB comandava o Rio Grande do Sul).  Se vc tem conta no Twitter, é só incluir o #gatovias no post.

***

O pedágio entre Caxias e Farroupilha não é a única coisa errada neste sistema de concessão que data do governo de Antônio Brito. O próprio modelo é equivocado. Em vez da concessão se referer a uma via, ela foi projetada para cercar pólos.

Com isso, ganhou um sentido de arrecadação nos vários pólos espalhados no Estado: é assim em Caxias do Sul, Lajeado, Santa Cruz, Vacaria e Gramado, para citar alguns exemplos.

Ou seja, em vez de beneficiar o motorista com estradas boas, priorizou-se a arrecadação, num processo que resultou em várias empresas “gatovias” no Rio Grande do Sul.

***

Pior, esse modelo de concessão de estrada (na verdade de pedágio) está longe de estar morto. Por pouco não ganhou vida longa com o governo de Yeda Crusius – do PSDB, com o apoio do PMDB gaúcho – e ainda precisa ser devidamente enterrado pelo governo Tarso Genro.

Anúncios

Responses

  1. Pra quem não acreditava que as coisas podiam piorar… Maravilha.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: