Publicado por: luizerbes | dezembro 19, 2011

Bolsa de Valores: desconexão com o mundo real

As Bolsas de Valores sobem e descem a cada semana; a cada informação nova, por mais irrelevante que seja, há uma interpretação qualquer e as ações se valorizam ou se depreciam. Um dia vem um a notícia de ajuda aos bancos e as bolsas sobem; no dia seguinte, essa ajuda é considerada pequena, e as bolsas caem; outro dia, sai um índice de desemprego, e as bolsas sobem ou caem.

Na maioria das vezes, os índices não indicam nada relevante a curto, médio e longo prazo e, quase sempre, não alteram em nada a rotina na economia real e na vida das pessoas. Mas, nas bolsas de valores, podem representar ganhos exorbitantes ou perdas (principalmente se você for um aventureiro de primeira viagem nesse ramo).

Um exemplo dessa desconexão com o real, que revela o caráter de jogo, é a reação das Bolsas de Valores da Ásia após a morte do ditador da Coréia da Norte. Todas operaram “em baixa” e a moeda da Coréia do Sul perdeu valor por causa de um suposto risco de provocação do “irmão” comunista. A moeda sul-coreana, não há dúvidas, se valorizará amanhã ou nos próximos dias e tudo voltará ao antes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: