Publicado por: luizerbes | dezembro 18, 2011

Joãosinho Trinta – o comentário sobre a Festa da Uva

Joãosinho Trinta, o carnavalesco que morreu esse final de semana, passou por Caxias do Sul em 2002 e fez uma avaliação do desfile da Festa da Uva. Na época, muita gente não gostou, outros aprovação a opinião. Segue um trecho do meu livro “Festa da Uva – A alma de um povo”, em abordo a polêmica:

***

A terceira polêmica ocorreu dias após a Festa da Uva. Joãosinho Trinta foi convidado pela Secretaria de Turismo a assistir um dos desfiles. Famoso por dar vários títulos à Escola de Samba Beija-Flor, no Rio, o carnavalesco veio, conferiu o último corso e, dois dias depois, quando visitava Gramado, foi entrevistado pelo Pioneiro.

“Tudo deveria mudar”, disparou. “Os temas nas mãos de uma pessoa criativa tornam-se amplamente viáveis, principalmente num desfile como o da Festa da Uva. Mas é preciso uma remodelação completa no visual, na indumentária, na movimentação das luzes e também na parte musical. Faltam movimentação, novidade, beleza plástica, coreografia, impactos e, sobretudo, participação da plateia.”

As críticas ao desfile causaram indignação por parte dos organizadores. “Ele está sendo injusto com todos os que trabalharam de forma voluntária. Podemos crescer, mas mantendo o perfil comunitário”, disse Edson Néspolo, integrante da Comissão Comunitária. “Estamos bem servidos com o pessoal de Caxias, o pessoal do Rio de Janeiro adorou (o desfile)”. A Câmara de Vereadores, por sua vez, fez uma sessão marcada por críticas a Joãosinho Trinta.

Apesar da revolta, as críticas encontraram eco na cidade. “Temos que repensar o que queremos com o corso, há um esvaziamento”, disse a pesquisadora Vera Zattera, ao Pioneiro. Cleodes Piazza, também estudiosa da Festa da Uva e da cultura italiana, admitiu que uma evolução é possível. “Os artistas locais têm condições de fazer melhor, desde que haja respaldo financeiro”, declarou.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: