Publicado por: luizerbes | dezembro 4, 2011

Brasileirão: domingo para coroar os pontos corridos

O Brasileirão 2011 termina neste domingo, com um grande ganhador – os pontos corridos – e uma festejada mudança na organização da tabela – a realização de clássicos nas rodadas finais. Mas, ainda assim, os clubes (ou pelo menos alguns) precisam se organizar melhor para a competição, se quiserem terminar o ano na primeira colocação.

Os críticos dos pontos corridos estão calados, não se ouviu nenhum deles desta vez. Afinal, todos os jogos valem algo nesta rodada, alguns mais e outros menos. O campeão pode sair ou no Pacaembu ou no Engenhão; duas vagas a Libertadores seguem em aberto; três times lutam para escapar do descenso, mas apenas um conseguirá evitar a Série B (não o inferno, esse está um pouco abaixo, nas séries C e D e nos sem-divisão).

Além disso, o desfecho da competição com clássicos ajudou a valorizar a competição. Tem duelos em São Paulo, Paraná, Rio, Santa Catarina, Minas e Rio Grande do Sul. Esse reestruturação ajudou a acabar com as “entregas” de jogo, comuns nos anos anteriores.

Esse clima de clássico ajudou a esquentar o Gre-Nal. O Grêmio tenta reduzir o impacto de um ano ruim evitando que o Inter vá mais uma vez a Libertadores. O Inter, por sua vez, joga pela vaga e para atenuar alguns fracasssos na temporada (Libertadores, o Brasileirão irregular). Apesar disso, é possível que o Gre-Nal tenha influência zero no desfecho do ano dos dois, apesar da mídia promover o clássico como muito importante para ambos.

Meus palpites: Corinthians campeão, Flamengo e Coritiba na Libertadores e vitória do Inter no Gre-Nal. E na ponta de baixo, o Cruzeiro se salva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: