Publicado por: luizerbes | novembro 14, 2011

Como se distingue sabotagem de atentado?

Num antigo filme, a personagem interpretada por Tom Waits pergunta a outro personagem (talvez haja uma inversão aqui, já que não tenho certeza): como se define quem é louco? Resposta: Depende de quantas pessoas dizem que você é louca.

Deve ter sido isso, numa brincadeira em um filme nada convencional, embora eu creia que dependa muito mais de quem diz do que da quantidade dos que dizem que o sujeito é maluco.

Isso me leva a outra pergunta: Como se distingue um ato de sabotagem de um atentado terrorista?

Bom, neste caso, depende… Na mídia aparece assim: quando um árabe ataca algum alvo ocidental, é sempre atentado terrorista; quando norte-americanos e israelenses realizam alguma ação no Irã é sabotagem.

Pois, é assim que o The Guardian, há algumas semanas, chamou as ações que EUA e Israel estão desenvolvendo no Irã desde 2007 e que já consumiram mais de US$ 400 milhões, que resultaram na morte de vários cientistas. E, ao que indica esse texto do jornal inglês (leia aqui), o tal acidente no final de semana, que resultou na morte de soldados da Guarda Revolucionária e do arquiteto do plano de mísseis iraniano, foi obra do Mossad, o serviço secreto israelense.

E então: sabotagem ou terrorismo?

***

Vou um pouco além: você já se deu que quando os norte-americanos falam em Ministério da Defesa eles estão se referindo ao Exército, a Marinha e Aeronáutica? No caso, defesa quer dizer ataque. George Orwell explicou isso no ótimo “1984”, num livro clássico lançado em 1940 e que parmanece atual. O ministério responsável pela guerra tinha o singelo nome de “Ministério da Paz”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: