Publicado por: luizerbes | novembro 2, 2011

Dois textos interessantes

Sem ter o que fazer? Seguem trechos de dois textos interessantes, casualmente encontradas na Folha (isso implica em dizer que toda a regra tem exceções), que valem apenas ser lidos.

***

Um, com o título “Bombas, pontes e empregos“, de Paul Krugman, fala sobre a estrutura militar norte-americana neste momento de crise, em que os conservadores não admitem cortes. O início do texto:

– Alguns anos atrás o deputado Barney Frank cunhou um termo apropriado para descrever muitos de seus colegas: “keynesianos militarizados”, definidos como sendo aqueles para os quais “o governo não gera empregos quando financia a construção de pontes ou pesquisas importantes ou quando proporciona formação profissional a trabalhadores; mas, quando constrói aviões que nunca serão usados em combate, isso, é claro, é a salvação econômica”.

***

O outro texto “Mercados surram a democracia“, do jornalista Clóvis Rossi, que analisa a reação dos mercados (e também de alguns governos) à decisão do governo grego em convocar um plesbiscito para decidir sobre o pacote de ajuda econômica (e de cortes de despesas). Seguem o início:

– É difícil imaginar algo mais democrático do que submeter à decisão do tal de povo –o soberano nas democracias– políticas que afetem a vida do conjunto da população, quaisquer que sejam tais políticas.

– Foi o que resolveu fazer o primeiro-ministro grego, George Papandreou, com os pacotes de ajuste que está sendo obrigado a adotar, em troca do socorro de seus parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: