Publicado por: luizerbes | outubro 14, 2011

O duplo de João Cláudio Arendt

Sim, nós vimos o duplo do João Cláudio Arendt. Digo “nós” porque não fui apenas eu que vi: a Raquel, colega do mestrado, e a Kátia, já mestre, também estavam lá e tiveram impressão semelhante. Foi num momento nada bom, num velório – pelo menos não era o velório de nenhum dos envolvidos nesta história.

O duplo sempre causa um estranhamento, e essa foi impressão inicial. Eu já estava lá quando o sósia entrou; pensei que o João Cláudio tinha voltado da Alemanha, embora todas as informações indicassem o contrário. Como sou péssimo em memória visual – costumo não ter certeza em momentos assim – fiquei à espera do cumprimento; se viesse, seria ele. Não veio. A Raquel teve impressão similar; a Kátia, idem.

Assim, o João Cláudio tem um sósia, um duplo. Dizem que todos nós temos um sósia, que vive por aí e com o qual nunca (ou quase nunca) nos deparamos; são sempre os outros que o encontram.

Às vezes, até somos confundidos com o outro. Pelo menos já aconteceu comigo. Estava na Rodoviária de Porto Alegre quando alguém de Soledade parou e falou comigo como se me conhecesse; disse que eu não era a pessoa que ele achava que eu era, ele achou um estranho e assegurou que havia em Soledade alguém igual a mim. Será?

Talvez sejamos todos personagens de um conto fantástico do Cortazar;  não há como ter muita certeza disso. Talvez não fosse o duplo do João Cláudio, apenas uma impressão nossa, mas quem haverá de ter certeza. Talvez Cortazar, talvez nem Cortazar.

Deixe um comentário

Categorias

