Publicado por: luizerbes | outubro 8, 2011

A desigualdade no futebol brasileiro

O Pioneiro deste final semana traz um matéria sobre um assunto que não é novo, mas importante: o da perda de espaço dos clubes do interior no cenário do futebol brasileiro (leia texto aqui). A matéria traz um panorama nacional, a partir dos clubes que estão disputando as divisões nacionais; a Série A, por exemplo, só tem um clube do interior (o Santos, que outrora jogava na Capital), e apenas dois do Nordeste (Bahia e Ceará), um do Centro-Oeste (Atlético-GO) e nenhum do Norte.

O texto refere-se também ao futebol caxiense, no ostracismo (o Caxias está na sem-mídia Série C; o Juventude disputou a D e não tem ainda uma competição nacional em 2012). Claro que há particularidades por aqui, em que os dirigentes devem assumir uma parcela de culpa pela situação em que os clubes estão, mas eles essencialmente são vítimas nesse processo.

Essa desigualdade é econômica e estrutural. O Brasil é um país desigual, e o futebol é reflexo disso. Em cada segmento econômico, temos algumas grandes corporações que dominam o setor –  no setor de carros de passeio, por exemplo, temos quatro gigantes; no de caminhões, três ou quatro; no siderúrgico, há um quase monopólio; na mídia, não é muito diferente (temos pouquíssimas famílias no comando no setor).

No futebol, não é muito diferente. Há dois processos aqui: o primeiro, a distância maior dos grandes em relação aos clubes do interior; o segundo, uma desigualdade maior entre os grandes. O primeiro, no atual panorama, é inevitável e vai se intensificar com as negociações das cotas de televisão de forma direta; o segundo é reversível, deste que os clubes se profissionalizem e encontrem estratégias para solidificar seus negócios, dentro e fora dos gramados.

Neste cenário, a situação da dupla Ca-Ju é difícil. Há saída? Em princípio sim, deste que os dois – ou quem quiser crescer – retornem à Série B nacional. Hoje, nenhum dos dois tem como disputar a Série A, mas ambos podem garantir um lugar ao sol na segunda divisão, garantindo jogos o ano inteiro, espaço no mídia (e na mente de seus torcedores).

Isso é possível na Série B, mas não funciona nas Séries C ou D.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: