Publicado por: luizerbes | setembro 30, 2011

Alguns livros interessantes

Está começando a Feira do Livro de Caxias do Sul, na qual esperam 300 mil pessoas (entre curiosos, compradores e leitores; me pergunto qual o grupo que é minoria?) Seguem algumas dicas aleatórias:

– O Continente, de Erico Verissimo. A belíssima obra (o “corpus” da minha dissertação) tem a história do Rio Grande do Sul como pano de fundo e personagens marcantes, como Ana Terra, Capitão Rodrigo, Bibiana e Dr. Winter (só para citar alguns).

– Desonra, de J.M. Cootzee. A obra dessa autor sul-africano, nobel de literatura há alguns anos, é valiosa, especialmente no que se refere à condição humana.

– Matadouro Cinco, de Kurt Vonneguth. Livro que alia ficção científica (ou seria o fantástico?) e a crueldade da guerra.

– O Jogador, de Dostoievski. Ao lado de “Irmãos Karamazov” e “Crime e Castigo”, é um dos clássicos desse autor russo. A obra retrata o vício do jogo, sem fazer concessões.

– Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez. A obra fantástica que transformou o colombiano num dos grandes autores do planeta. Conheça Macondo!

– Se numa noite de inverno um viajante, de Ítalo Calvino. Parafraseando o texto, tire os sapatos, acomode-se na poltrona e divirta-se nesta jornada (mas cuidado para não se perder).

– O pintor de retratos, de Luiz Antônio de Assis Brasil. A obra desse autor gaúcho mostra a vida de um pintor de retratos que vivencia o avanço da fotografia.

– O Quatrilho, de José Clemente Pozenato. Se você viu o filme, um aviso: o livro é muitíssimo melhor.

– Bestiário, de Julio Cortazar. O livro traz os contos clássicos “Casa Tomada” e “Ônibus”, mas um alerta: a leitura desse argentino requer concentração, para captar as duas histórias presentes em cada conto.

– Zorba, o Grego, de Nikos Kazantzakis.  Obra genial que se foca na amizade e nas aventuras de Zorba.

São apenas algumas dicas.

Anúncios

Responses

  1. Bora pra feira do livro. Mas 300 mil pessoas é toda a população adulta da serra. Previsão meio exagerada né?

  2. A previsão de 300 mil deve se referir a concepção moderna de gente – os seres humanos (nem sempre humanos), gatos, cachorros, etc..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: