Publicado por: luizerbes | setembro 20, 2011

20 de setembro: a mídia e seus enfoques

O 20 de setembro é celebrado há décadas no Rio Grande do Sul como um marco. Reverencia um conflito de 10 anos (1835-1845), entre os gaúchos e o governo imperial. No final, houve um acordo, que terminou com o conflito e a reintegração da então província à ordem nacional.

A Semana Farroupilha celebra esse levante, patrocinado pelos grandes estancieiros da época em função do preço do charque e dos altos impostos. Há muita mitificação em torno da revolta, fonte até hoje da cultura gauchesca.

Na mídia caxiense, a Semana Farroupilha foi apresentada de forma distinta. “O Caxiense”, semanário, apostou numa entrevista com Juremir Machado da Silva para desmontar alguns mitos da revolta, apresentada como “uma revolução da Farsul da época, com métodos das Farcs”, com saques, sequestros e, inclusive, venda de escravos para financiar o conflito.

Já o Pioneiro optou por um tratamento oposto: o da exaltação à cultura gaúcha, com enfoque sobre a importância do movimento tradicionalista na vida dos gaúchos no início do século XXI.  Vestiu a pilcha, calçou as botas e adotou o jornalismo ufanista.

Há espaço para os dois tipos de jornalismo – assim como há  um espaço entre a abordagem crítica e ufanista.

Anúncios

Responses

  1. Hahaha! Excelente a última frase, Luiz!
    Um abraço.

  2. Sei lá se seria correto comemorar uma rendição negociada em troca de patentes e aposentadorias. Soa como se bradassemos: “Que venham novas guerras. Nos renderemos bravamente a todas elas”. Mas que seja, pois cada povo precisa de algo para exercitar a auto-estima. Agora me parece que haveria uma forma mais honrosa de prestar reverência a seus heróis, do que ficar atolado num acampamento barrento enchendo as trombas de “canha”, rodeado de meretrizes, algazarra e brigas toda a madrugada e uma semana sem trabalhar. Tudo isso para depois criticar baianos e cariocas porque não produzem nada durante todo o carnaval.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: