Publicado por: luizerbes | setembro 19, 2011

Vai um produto pirata aí?

Pelo visto, o brasileiro é chegado a um produto pirata. E não só o brasileiro pobre, aquele que rala para ganhar pouco. Até aqueles que integram as classes A e B adquirem produtos não originais.

O parágrafo acima não é opinião minha, está expresso em um levantamento feito pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) divulgado nesta segunda-feira (leia matéria do UOL aqui). A pesquisa refere-se a 2011 e indica que 74,3 milhões de brasileiros passaram a consumir produtos piratas.

O produto pirata vem ganhando a simpatia das classes A e B. De 47% em 2010, o percentual de consumidores dessas classes subiu para 57%. Nas classes D e E, o percentual subiu de 44% para 52%. Na C, houve queda, de 53% para 52%.

A principal razão para adquirir os produtos não originais ainda é o preço, segundo o levantamento. Os CDs e DVDs são os itens mais procurados.

***

Desconfio que o aumento da proporção de brasileiros que adquirem produtos piratas se deve ao frágil argumento de que a pirataria estimula o crime organizado e o desemprego. Em vez de destacar as vantagens dos produtos originais, muitas campanhas se centram nos efeitos adversos da pirataria, o que não convence.

Anúncios

Responses

  1. A raiz da pirataria é o luxo de ostentação. A maioria das marcas de prestígio preferem o apartheid social cobrando preços seletivos demais, quando poderiam “descer a ladeira” e oferecer opcionais mais acessíveis evitando a pirataria. O Barão Phillipe de Rotschild, produtor do inacessível Chateau Mouton já havia percebido isso quando lançou o Mouton Cadet, para tornar sua griffe acessível a todos e com isso valorizou ainda mais seu produto premium. Na via contrária empresas como Diesel e Tommy preferem ser tão exclusivas que a angry mob não perdoa: copia sem dó. Os antropólogos Elyete Roux e Gilles Lipowetsky discorrem sobre essas questões em “O Luxo Eterno” e “O Império do Efêmero”.

  2. Valeu pela contribuição, Ronald. Um abração.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: