Publicado por: luizerbes | setembro 8, 2011

Uma batalha silenciosa contra os palestinos

O 11 de setembro e a Líbia pós-Gaddafi são os temas dominantes na mídia tupininquim que se diz séria, mas há um outro assunto potencial que vem aparecendo timidamente: e o da batalha de Israel e Estados Unidos, essencialmente, contra a decisão dos palestinos em apresentar um pedido de reconhecimento a ONU.

Nesta quinta, enquantos os palestinos iniciavam a campanha com uma marcha em Ramallah (leia aqui),  o jornal inglês The Guardian traz um texto sobre a pressão exercida pelo tal quarteto (ONU, EUA, União Europeia e Rússia) para forçar a retirada da demanda, a pedido de Israel.  Hillary Clinton, Tony Blair e representantes da ONU já se reuniram com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, para pressionar (leia texto, em inglês, aqui). Querem que os palestinos voltem às negociações de paz, que Israel e os Estados Unidos vivem sabotando.

Espero que os palestinos mantenham a demanda. Até hoje, só foram enrolados por Estados Unidos e pela ONU, enquanto Israel vai ampliando os assentamentos em território palestino, com o apoio total de Hillary Clinton e o silêncio conivente de Barack Obama.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: