Publicado por: luizerbes | setembro 7, 2011

O agendamento da mídia

Nos estudos sobre a mídia, há uma disciplina chamada “Teoria da Comunicação”, na qual se busca explicar como se dá a comunicação e as variáveis envolvidas neste processo, em mundo urbano, em que as pessoas não se conhecem, e dominado pela tecnologia. Não é uma ciência precisa, há sempre mais perguntas do que respostas.

Uma dessas teorias que me seduz, volta e meia, é a Hipótese do Agenda-Setting. Como indica o nome, é mais uma hipótese do que um teoria, por sua difícil comprovação. Ela diz que as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que a mídia veicula. Em outras palavras: a mídia define o tema e, muitas vezes, busca impor o que devemos falar.

Como se vê, a hipótese tem pontos frágeis. As pessoas não conversam só sobre o que sai na mídia, há assuntos não midiatizados que ocupam boa parte dos diálogos. E muito temas veiculados na mídia não são comentados pelas pessoas. Impor um tema, portanto, não é assim tão fácil.

Por vezes, essa imposição do tema parece claro, como naquela discussão, há pouco tempo, sobre a ampliação do número de vereadores em Caxias do Sul. A mídia tem esse poder, de construir uma determinada agenda pública, por meio da repetição constante de manchetes. Ela agenda a conversa, de certa forma (isso, é preciso dizer, não garante mobilização, como comprovou o número insignificante de caxienses que participaram de um protesto).

Mas, assim como a mídia tenta impor uma agenda, ela, por vezes, evita a discussão de determinados assuntos. Refiro-me ao tema da reivindicação das embaixatrizes para saberem a nota do júri. A mídia noticiou o protesto, mas sem destaque e “esqueceu” o assunto.  Sem enquetes, pouca discussão, como se o assunto não interessasse (o acesso a esse blog, nos dois últimos, evidencia o contrário).

E segue a festa.

Anúncios

Responses

  1. […] post: O agendamento da mídia « Luiz Erbes Blog Tweet This Post Comentário, Mídia, Opiniao << Creare PP #SP procura Coordenador de […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: