Publicado por: luizerbes | agosto 26, 2011

As crônicas de Ivan Lessa

Ivan Lessa (leia aqui quem é dito-cujo) é um cronista irreverente. A coluna dele, para a BBC e reproduzida na Folha.Com, tem o título “Khadafi Muamará”. Alguns trechos:

– Veremos o que a História, essa velha e sábia mestra, segundo o historiador inglês Eric Hobsbawn, dirá de Khadafi. Um homem feito de contradições, como quase todos nós, mas líbio, o que não é o caso de todos, mas tem, e deve estar no Livro Guinness, seu nome pelo menos 138 grafias, conforme apontou o matemático Oswald de Souza.

– Estou cansado, no entanto, de anotar outras formas de grafar o nome do homem que, segundo seus defensores, que raream a cada hora e dia, há 42 anos, deu uma reviravolta nos destinos de seu país nacionalizando empresas, bancos e reservas petrolíferas.

– Desse estopim nacionalizador nascem os contragolpes e as intervenções estrangeiras. Basta ver o caso do Iraque, sem armas de destruição em massa, mas rico em petróleo. Deu no que deu.

– O mundo, graças à mídia eletrônica e impressa, assiste aos bravos rebeldes, essa gente de uma só grafia, cada vez mais perto da vitória final que a todos os problemas do país resolverá.

– Curioso como estão bem armados. Ainda não vi ninguém na televisão, jornal ou revista me explicar a origem das armas. Acharam na rua? Um homem muito bom lhes deu? Essas desculpas que as adúlteras dão para a jóia nova com que aparecem em casa: acharam. (Teve uma que chegou, há séculos, a achar na rua um Impala novinho em folha.)

– Os caças internacionais dão sua mãozinha aos libertadores, por puro desinteresse, está evidente.

Leia a crônica aqui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: