Publicado por: luizerbes | agosto 15, 2011

Se a questão é dinheiro, que tal acabar com a democracia?

Depois de fazer barulho contra o aumento dos vereadores em Caxias do Sul, Daniel Guerra apresentou projeto que acaba com os assessores parlamentares em Caxias do Sul. A proposta de Guerra, que segundo colegas de Câmara tem dois assessores que lá quase não pisam, visa reduzir as despesas, mas desconfio que o objetivo final é outro: reduzir a representação e a atuação democrática.

É interessante, sim, discutir qual a necessidade de assessores, qual o número justo que viabilize o trabalho parlamentar sem virar cabide político, para disciplinar a questão. Mas radicalizar, acabando com os assessores, é demagogia: primeiro, porque o assunto acaba morto na sua origem; segundo, o vereador aparenta jogar apenas para a torcida.

Se olharmos essa questão pelo dinheiro, vamos, pouco a pouco, acabar com a democracia. É isso que queremos?

Anúncios

Responses

  1. Não sei se é isso o que queremos, assim como ainda não sei se a democracia existe. O que sei é que o Cristiano está correto no seu último texto lá no Viés Negativo: Nada daquilo era necessário, pois a matéria já nascera aprovada, mas era bom dar ao público algo parecido com uma explicação, já que com a outra – a ideia da representatividade – mais vereadores significando mais democracia – ninguém se contentava. “De acordo com este argumento”, dissera um manifestante à imprensa, “deveríamos ter tantos vereadores quanto eleitores”.
    Enfim, espero que teu otimismo esteja mais correto que meu pessimismo.

  2. Por vezes, não sei se é otimismo ou se teimosia. Em situações, gosto de ser da turma do contra, distanciando-me da maioria – principalmente quando ela é populista e incentivada ou até construída pela mídia. Li e gostei do texto do Cristiano – Ensaio para a nulidez – mas a propaganda, aliada ao voto obrigatório, jamais deixará isso acontecer. Seria ótimo, uma sacudida no sistema. Mas somos ensinados a sermos cordeiros desde criancinha – pelos pais, escola, mídia, trabalho, grupo que frequentamos…
    Abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: