Publicado por: luizerbes | julho 7, 2011

Fechou o tablóide – é bom para o jornalismo?

O News Of The World vai encerrar suas atividades domingo, após 168 anos de circulação. A decisão foi tomada nesta quinta-feira por James Murdoch, o filho do magnata Rupert Mudorch, dono deste e de outros tablóides, jornais, emissoras de TV, rádio, estúdios de cinema e outras coisas mais  na Inglaterra, Estados Unidos, Ásia e Oceania.

O fechamento se deve a fuga de anunciantes, mas esta não é a única razão: é evitar que outros negócios sejam atingidos pela tsunami desta última semana, quando o jornal foi denunciado de ter grampeado o telefone de vítimas do atentado de 2005 e de familiares de soldados ingleses no Iraqui, Afegnistão, Paquistão (e etc..). Se vai dar certo, só o tempo dirá.

O News Of The World – em tradução livre “Notícias sobre o Mundo”, embora o título Fofocas pelo Mundo fosse um nome mais justo ao seu conteúdo – se especializou em divulgar escândalos de celebridades, realeza, boleiros e qualquer um que tivesse algo podre para sujar suas páginas. Com o fim do tablóide, vários empregos se vão (não os do andar de cima, vale lembrar), mas talvez esse seja o único aspecto negativo. Fora isso, era o lixo do lixo, bem pior do que os outros tablóides londrinos, como o The Sun (que também é péssimo) e The Daily Mirror.

Aliás, parte dos diários e das emissoras de Rupert Murdoch são o lixo do jornalismo mundial. Um bom exemplo disso é a Fox News, TV a cabo norte-americana especializada em promover uma agenda ultraconservadora e que já tomou o Partido Republicano seu refém. Ali, não se faz jornalismo, mas mera campanha da direita ultraortodoxa ianque (que um amigo meu, no Facefook, adora reproduzir nos finais de semana).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: