Publicado por: luizerbes | junho 6, 2011

A esquerda cresce na América Latina

Com a eleição de Ollanta Humala no Peru, a esquerda amplia seu poder na América do Sul. Em alguns países, temos uma esquerda mais radical, em outros mais próxima do centro, mas, de certa forma, o grupo formado por Brasil (com Dilma Rousseff), Argentina (Cristina Kirchner), Paraguai (Fernando Lugo), Uruguai (José Mujica), Bolívia (Evo Moralles), Equador (Rafael Correa), Venezuela (Hugo Chávez) e  Peru tem governos alinhados e contrários ao conservadorismo de direita que, por décadas, ditou as cartas de Washington na região. Agora, só Chile e Colômbia têm governos assumidamente de direita.

É um avanço, mas o triunfo eleitoral em diferentes países traz grandes desafios. A desigualdade social é um dos maiores problemas à espera de uma solução. Para tanto, precisam de políticas de desenvolvimento. Sob esse aspecto, necessitam continuar crescendo, mas dependem de uma política que fortaleça às indústrias nacionais e garanta uma distribuição melhor de renda.

O Brasil, com todos os seus problemas, é um modelo a ser seguido, aperfeiçoado. Programas, como o bolsa família, podem ajudar à reduzir a pobreza extrema, mas são necessárias, igualmentes, políticas educacionais que ajudem a aperfeiçoar as pessoas, dando-lhes condições para buscar emprego. É um processo, portanto a melhora não é instantânea.

Além do mais, com oito países com governos alinhados (apesar das naturais divergências, fruto de interesses distintos), a região pode avançar a sua integração econômica, o que ajudará a América do Sul a se fortalecer com um todo. Assim, mais forte economicamente, tende a ganhar mais força para lutar por sua autonomia – que tanto preocupa os Estados Unidos (confira texto que evidencia isso, aqui; o texto é anterior às eleições peruanas, mas isso não apaga toda sua validade).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: