Publicado por: luizerbes | maio 27, 2011

Hillary Clinton com saudades da direita sul-americana

O encontro foi mantido em segredo, mas o New York Times descobriu e publicou a notícia. Segundo o diário, Hillary jantou, na noite de 18 de maio, com os ex-presidentes sul-americanos Ernesto Zedillo, Cesar Gaviria, Francisco Flores, Alejandro Toledo, Martín Torrijos e Fernando Henrique Cardoso, com os quais manteve um diálogo que decidiu manter em segredo. Hillary disse estar preocupada com as queixas e críticas da região a respeito dos EUA.

O encontro (leia matéria completa no portal Vermelho) mostra que o governo norte-americano está preocupado com o avanço das políticas de inclusão social em vários países sul-americanos. Mostra também que os EUA estão com saudades de líderes que, antes de atender aos interesses de seu povo, estavam à serviço do capitalismo internacional.

Desconfio que as esquerdas da região precisam abrir o olho, porque há uma dupla ação em andamento: uma pública, conduzida pelo presidente Barack Obama, para melhorar a imagem dos EUA junto às populações desses países; outra secreta, que busca estreitar os laços com a direita e ajudá-la a retomar um espaço perdido nestas duas últimas décadas.

Uma resposta a essa estratégia norte-americana é aprofundar os avanços econômicos, fortalecendo as indústrias nacionais dos países, e sociais, ampliando a distribuição das riquezas. Além disso, é vital a ampliação da integração na região, com países como Brasil, Argentina e Venezuela estimulando o desenvolvimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: