Publicado por: luizerbes | maio 19, 2011

Apoio a qual democracia?

Um texto do jornal inglês The Guardian diz que o governo norte-americano vai usar bilhões de dólares para promover a democracia no Oriente Médio (leia aqui). Algumas questões cruciais:

– quais democracias vão receber o dinheiro como estímulo para quais políticas democráticas? Sabemos que a Síria e o Irã estão fora disso, mas e os outros?

– O Iêmen, com o ditador amigo de mais de três décadas que reprime os manifestantes à bala, vai estar apto a receber ajuda? O do Bahrein também?

– O Egito, após três décadas de um tirano amigo financiado com bilhões de dólares, vai poder se candidatar?

– A Arábia Saudita vai receber algum?

– E os palestinos, que se preparam para ir às urnas, vão continuar recebendo ajuda se votarem “errado” como da vez passada (em 2006, na vitória do Hamas)?

No mundo capitalista, todos sabemos, o dinheiro só vai quando houver interesse específico em jogo. E com certeza, dinheiro não é condição para a democracia; fosse assim, a Arábia Saudita seria um dos países mais democráticos do mundo.

No fundo, desconfio que os norte-americanos só falam em mudanças na expectativa de que tudo continue igual – e os seus tiranos amigos sigam no poder para manter intocável a política na região. Ou você, ingenuamente, acredita que os norte-americanos querem eleições limpas e transparentes no Oriente Médio?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: