Publicado por: luizerbes | maio 15, 2011

Libia: novo bombardeio da Otan deixa 16 civis mortos

A matéria está no portal Vermelho. Interessante: após o erro (que talvez seja considerado um acerto pelos militares), a Inglaterra pediu um número maior de ataques, segundo texto do The Teleghaph.

Libia: novo bombardeio da Otan deixa 16 civis mortos

Aviões da Otan bombardearam novamente a capital Líbia e a cidade petroleira de Brega, onde causaram ao menos 16 mortos, informaram neste sábado (14) fontes governamentais líbias que também desmentiram rumores sobre a saúde de Muammar Kadafi.

A televisão estatal da Líbia assinalou que os alvos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foram um edifício situado no complexo de Bab Al-Aziziyah, onde usualmente reside Kadafi, mas negou que o líder tenha sofrido ferimentos.

Ainda, o porta-voz do governo, Moussa Ibrahim, apontou que o mandatário líbio está são e salvo, e continua em Trípoli, refutando assim considerações de fontes diplomáticas italianas.

Pouco depois de desmentido o fato por Ibrahim, o canal oficial Al Jamahiriya reproduziu uma mensagem de áudio na qual Kadafi assinalou: “digo-lhes aos cruzados covardes que estou onde não podem me atingir e me matar”. Kadafi indicou que respondia assim aos telefonemas “em massa” que recebeu interessados por seu estado de saúde depois do bombardeio.

Os ataques da aliança atlântica deram-se nas últimas semanas sobre Trípoli, que é sobrevoada de noite e madrugada por caças para golpear objetivos civis e militares, ainda que seus porta-vozes assegurem que seus alvos sejam “postos de comando e controle”.
Além do edifício destruído em Bab Al-Aziziyah, que a Otan assegurou ser um “importante bunker”, escutaram-se às primeiras horas de hoje duas potentes explosões na zona sul desta capital.

A aviação ocidental disparou também contra o enclave petroleiro de Brega, situado ao oriente da capital, e manteve os bombardeios em torno da ocidental Misratah, onde seguem confusas as informações sobre o controle do aeroporto reivindicado pelos insurgentes.

Segundo dados da televisão líbia, 16 civis morreram e mais de 40 saíram feridos pela agressão a um edifício que funcionava como casa de hóspedes em Brega, onde as imagens mostraram ao menos 10 cadáveres entre os escombros.

O porta-voz governamental qualificou de “crime bárbaro” o recente bombardeio aéreo contra Brega e Trípoli, e recordou que, apesar de a Otan assegurar que sua missão é destruir o poderio militar de Kadafi, segue arrasando edifícios estatais e civis em áreas residenciais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: