Publicado por: luizerbes | maio 8, 2011

A OTAN deixou imigrantes morrerem no mar

A OTAN, liderada por Estados Unidos, França e Inglaterra, há mais de um mês bombardeia a Líbia oficialmente para defender civis da tirania de Muammar Gaddafi. Ao mesmo tempo, deixou à deriva um grupo de imigrantes que se perdeu no Mar Mediterrâneio, ignorando pedidos de socorro. A história está no jornal inglês The Guardian (leia). (Em português, leia aqui.

De acordo com o diário, um grupo de 72 líbios deixou Tripoli no final de março,  em um barco, na tentativa de chegar à costa italiana.  A embarcação teve problemas em alto mar e pediu socorro. Conseguiu manter contato com helicóptero e um navio da OTAN, mas nenhuma tentativa de resgate foi realizada pela aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

Por 16 dias, o grupo ficou à deriva, passando fome e sede. Por fim, alcançaram o litoral líbio. Dos 11 sobreviventes que restavam, um morreu em solo. Outro foi preso pelas forças de Gaddafi e também não resistiu. Sobraram apenas nove.

“Houve uma abdicação da responsabilidade que levou a mais de 60 pessoas mortas, incluindo crianças”, disse Moses Zerai, padre em Roma que comanda a organização de direitos de imigrantes Habeshia. “Isso constitui um crime, e esse crime não pode ficar impune apenas porque as vítimas eram imigrantes africanos e não turistas de um cruzeiro marítimo.”

***

E aí, você acha que alguém vai ser punido?

Anúncios

Responses

  1. […] à deriva no Mar Mediterrâneio por semanas, numa decisão que provocou a morte de 62 deles (leia aqui). O texto provocou a seguinte discussão, que […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: