Publicado por: luizerbes | abril 2, 2011

O poder da ideologia

Em um conversa de café, o professor Rafael José dos Santos, da área da antropologia da UCS, certa vez se valeu de frase de Marilena Chauí para explicar o poder da ideologia. Segundo ele, Chauí disse uma vez que, para livrar o sujeito da ideologia, é necessário um “banho com cacos de vidro”. Ou seja, não basta água e sabão.

Tem razão, a ideologia está impregnada em nós e nos acompanha no nosso dia a dia. Um exemplo disso ocorreu comigo nesta sexta-feira. Estava numa reunião no meu novo trabalho, em uma agência (a Ilume Comunicação) que tem clientes na área sindical, quando o telefone tocou. Era o médico da minha mulher, que estava em consulta. Chamou-me para levá-la a um hospital por causa de uma dor de cabeça que não se mantém há alguns dias. Expliquei a razão, disseram para eu ir. Fui, mas acompanhado por um desconforto, algo que pode ser descrito como sensação de culpa, por ter de abandonar uma reunião logo no primeiro dia.

Esse é o poder da ideologia.

Deixe um comentário

Categorias

