Publicado por: luizerbes | março 28, 2011

A pena de morte no século XXI

Um relatório da Anistia Internacional, divulgado no domingo, mostra que a pena de morte, em pleno século XXI, continua sendo utilizada por alguns países.  A China lidera a estatística, com 527 execuções, seguida pelo Irã (252), Coréia do Norte (60), Iêmen (53) e Estados Unidos (46).

Os métodos de execução, segundo a AI, incluem degola, eletrocutamento, enforcamento, injeção letal e vários tipos de disparos (pelotão de fuzilamento e tiro no cabeça). Em 2010, nenhuma execução foi por apedrejamento, embora tenham sido emitidas sentenças desse tipo.

No total, 2.024 pessoas foram sentenciadas à pena de morte. Destas, 305 no Paquistão, que tem cerca de 8 mil pessoas no “corredor da morte”. A maioria das sentenças se refere a crimes envolvendo o tráfico de drogas, segundo a AI.

Mesmo assim, os números melhoraram em relação a 2009. A China executou menos (foram 714 em 2009, contra 527 no ano passado), o Gabão se tornou o país de número 139 a abolir a pena e um estado norte-americano (Illinois) passou a descartar a pena de morte.

***

Na América, só um país continua condenando à morte: Estados Unidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: