Publicado por: luizerbes | março 21, 2011

Há um outro Abu-Ghraib para emergir

Alguém se lembra de Abu-Ghraib? Era uma prisão do regime de Saddan Hussein, onde presos eram torturados. A prática continuou os Estados Unidos, que torturaram vários iraquianos no local, cujas imagens chocaram o mundo. A prisão transformou-se no símbolo da hipocrisia norte-americana (veja aqui).

Há outro caso, um pouco diferente, que está prestes a emergir, desta vez no Afeganistão. O caso é o seguinte: uma espécie de esquadrão da morte do exército americano atuava no país, matando civis ou talibãs e fazia questão de posar para fotos após os assassinatos. Alguns deles estão para serem julgados, nos Estados Unidos, com o risco de pegarem a pena de morte, mas a história nunca foi investigada a fundo pela mídia.

The Spiegel, da Alemanha, resolveu olhar mais profundamente para a história. Descobriu uma série de fotos – cerca de 400 -, mas vai publicar apenas três imagens. Além disso, apurou que os soldados mutilavam os corpos e, por vezes, mantinham partes como troféus.

A história deve estar na próxima edição da revista alemã, conhecida por seus textos longos e aprofundados. A notícia já fez o exército norte-americano se preparar para uma possível onde de protestos por parte dos afegãos. Veja texto sobre o assunto aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: