Publicado por: luizerbes | março 19, 2011

A opção da guerra e suas consequências

Muammar Gaddafi deve ir, é um tirano que merece ser julgado pelos crimes que cometeu – que, dizem os seus acusadores, não  são poucos. Mas, ao começarem a bombardear a Líbia para defender a população civil, os países do Ocidente (com sua moral superior) não estão solucionado o problema, muito menos protegendo os civis.

Questão 1: com os bombardeios, Gaddafi vai deixar o poder? É improvável. O provável é que ele resista até o final, mantenha o controle sobre as forças que são leais a ele e capitalize a agressão externa a seu favor. Está claro que ele vai usar o termo “colonialista” para acusar o Ocidente – o que que não deixa de ser verdadeiro.

Questão 2: se bombardear as forças de Gaddafi não tirar o ditador do poder, qual a segunda opção? É sabido que bloqueios econômicos não derrubam tiranos – o exemplo é Saddam, do Iraqui. Então, o que resta? Armar os rebeldes ou invadir a Líbia? Independente da opção, o número de vítimas civis deve ser grande. Na dúvida, é só olhar para o Iraque, o Afeganistão.

Desconfio que, com a opção militar, o Ocidente busca mudar os rumos da revolta árabe. Hillary Clinton já viajou ao Egito e a Tunísia buscando se certificar de que as mudanças, no final das contas, mantenham o essencial intocável e que a democracia seja apenas de fachada. E as revoltas nos tiranos amigos do Ocidente, como no Bahrein e Iêmen, estão sendo reprimidas a balas, com reprimendas leves do Ocidente (públicas, porque nos diálogos secretos devem estar aprovando as medidas).

Repito: Gaddafi merece ir, mas parece que esse é o objetivo secundário do Ocidente. Tampouco proteger civis é o primeiro objetivo de EUA, França e Inglaterra. O grande objetivo é assegurar os interesses colonialistas.

Anúncios

Responses

  1. TÁS FUDIDO, NINGUÉM TE RESPONDE… HEHEHEH


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: