Publicado por: luizerbes | março 18, 2011

Amorin critica política “caubói” dos ianques

Celso Amorin foi o ministro de Relações Exteriores mais espinafrado pela mídia brasileira. Não se foi por ter sido o melhor ministro da área até então ou, se na verdade, foi o primeiro a exercer a função defendendo primordialmente os interesses do país, e não dizer amém a política norte-americana. Talvez, por isso, demore a aparecer na grande mídia nacional.

Nesta semana, na véspera da visita de Barack Obama – o guerreiro que copiou George W. Bush -, Amorin foi entrevistado pelo site Rede Brasil Atual (leia aqui). Destaco algumas frases:

– A realidade do mundo não é uma realidade só. Você não se dá só com as pessoas que são iguais a você, tem que conviver e tem que tentar resolver. A gente precisa conversar com nossos adversários, conversar com nossos inimigos.

– Os Estados Unidos têm historicamente como inimigo na região o Irã. Aí faz uma guerra no Iraque, que era um país mais distante do Irã. Hoje, o país com maior influência no Iraque não são os Estados Unidos, é o Irã. Porque os Estados Unidos acham que resolvem tudo numa atitude de caubói.

– Hoje em dia, todos falam que (o líder egípcio Hosni) Mubarak era um ditador, mas para Israel e para Washington era um líder árabe moderado, era o modelo. Não vou discutir se era ou não era. O povo egípcio disse o que pensava sobre ele, e é isso o que interessa.

Anúncios

Responses

  1. É de outro nível esse cara. A visão que ele tem do Outro é muito interessante.
    Difícil é entender a mídia tupiniquim mesmo, que em sua vastíssima maioria não vale um centímetro quadrado de papel.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: