Publicado por: luizerbes | março 12, 2011

Dica de leitura: O resto é silêncio

Na reedição de “O resto é silêncio”, pela Companhia das Letras, há um texto do autor sobre o livro, lançado em 1943. Nele, Érico Veríssimo se pergunta sobre o que falta à obra para torná-la completa. Ele próprio arrisca: talvez um pouco mais de “calor” ou ter centrado a história no suícidio da jovem, dando-lhe ares de romance policial.

Essa análise pode dar a entender que “O resto é silêncio” não é uma leitura válida, o que não é verdadeiro. O livro, embora não seja a obra-prima do autor de “O tempo e o vento”, é muito interessante sob o ponto de vista narrativo e humano. Erico conta como o suícidio de Joana Karewska é visto por diferentes personagens, entre eles o escritor Antonio Santiago (considerado por críticos como um alter-ego de Veríssimo)  e como a morte afeta a cada um deles.

O romance se passa em um período de 30 horas: do final da tarde da Sexta-Feira Santa e no sábado de Aleluia, com o autor entrando na consciência de seus personagens, mostrando seus problemas, sonhos, temores, alegrias, sofrimentos, obsessões, vulnerabilidades.  A medida que a narrativa se desenrola, o leitor toma contato com pessoas que sofrem, amam, odeiam, traem, passam fome, bebem champanha…

O livro, considerado o primeiro da fase madura de Erico Veríssimo, me parece um grande exercício de ficção que prepara o escritor para a trilogia “O tempo e o vento”. Isso aparece não apenas no final, em que o autor traça reflexões que servem como um plano geral para os três livros que escreveria tendo a história do Rio Grande do Sul como pano de fundo. Além disso, aspectos de alguns dos personagens e acontecimentos narrados em “O resto é silêncio” são retomados na trilogia.

Por essas razões, recomendo a leitura de “O resto é silêncio”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: