Publicado por: luizerbes | março 3, 2011

Para FMI, é hora de desalecerar. Por que?

A economia do Brasil cresceu 7,5% em 2010, melhor índice desde 1986 (ano do Plano Cruzado, alguém se lembra?). Mas é um crescimento comparado a um ano ruim, o de 2009, o que significa que o resultado foi bom, mas é possível chamá-lo de excelente?

Obviamente que o governo, como qualquer governo, está festejando o crescimento, com razões. Enquanto os países do Primeiro Mundo (EUA e Europa) amargam crescimentos pífios ou estagnação, o Brasil passou quase incólume à crise de 2009.

O aumento de 7,5% do PIB, que deve deixar o Brasil como a sétima economia do planeta (atrás de EUA, China, Japão, Inglaterra, França e Alemanha), é considerado muito elevado pelo FMI. Tanto que um diretor do FMI disse, nesta quinta-feira,  que é hora de desacelerar a economia (leia texto aqui).

Mas será que é hora de desacelerar mesmo? Quando um país do Primeiro Mundo consegue um crescimento, raramente aparece um diretor do Fundo dizendo isso. Por que eles adotam discursos diferentes?

Anúncios

Responses

  1. Com um crescimento tão acelerado durante muito tempo, fica bem difícil conter a inflação, que é um processo “natural” da economia. Por isso eles sugerem que o Brasil pise no freio. E por isso que o Banco Central andou aumentando os juros nos últimos tempos. É ruim, mas é bom, mas é ruim e é bom…

  2. André, esse raciocínio está correto: quando a economia acelera, aparece o fantasma da inflação. Mas será que essa ortodoxia é o melhor caminho? A inflação está sob controle, e não sei se era hora de puxar esse freio. Esse ponto de equilíbrio é sempre complicado de se achar, e, na minha visão, o FMI é excessivamente conversador.
    Abração!

  3. É, pode ser que seja mesmo conservador demais, mas para quem já teve aquela inflação do anos 80 isso até se justifica. Sabe, gato escaldado…

  4. Entendo.
    E é preciso admitir que, na hora da dúvida, ser um pouco conservador pode ser muito interessante. Não vale para tudo, mas no caso da inflação eu concordo.
    Abração


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: