Publicado por: luizerbes | fevereiro 11, 2011

Os eventos no Egito, segundo Slavo Zizek

O site do jornal inglês The Guardian traz, nesta sexta-feira, mais um artigo do pensador Slavo Zizek sobre os eventos no Egito, com os protestos entrando em seu 18º dia com uma gigantesca manifestação que tomou conta do país, pedidos do exército para manifestantes voltarem para a casa e notícias não confirmadas de que Hosni Mubarak teria deixado Cairo. No artigo, Zizek diz que o protesto não se deve a fatores sociais, mas está ligado às ideias de liberdade, justiça e dignidade.

“O levante foi universal: foi imediatamente possível para todos nós ao redor do mundo nos identificarmos com ele, reconhecer sobre o que era, sem nenhuma análise cultural a respeito da sociedade egípcia”, afirma o Zizek, em artigo que pode ser lido aqui.

***

Enquanto isso, a Casa Branca ainda não sabe exatamente como se equilibrar diante dos acontecimentos no Egito, como revela esse texto do New York Times. A difícil decisão, segundo o jornal: romper definitivamente com Mubarak or seguir pedindo um “transição ordeira” que talvez não seja mais viável. Pelo visto, Barack Obama perdeu o trem.

***

Outro “enquanto isso”: Israel continua firme ao lado da ditadura. Como relata esse texto da Folha.Com:  “O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, pediu aos países ocidentais que não pressionem por mudanças imediatas no Egito, argumentando que eleições “apressadas” poderiam levar à chegada ao poder do grupo Irmandade Muçulmana.” A íntegra está aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: