Publicado por: luizerbes | janeiro 4, 2011

O Bolsa Família, segundo o NY Times

Desconfio que alguns jovens da direita brasileira vão começar a jogar pedras no New York Times. Tudo por conta do Bolsa Família, programa que encontra críticos ferozes por aqui mas arranca elogios em países do Primeiro Mundo, por ajudar na redução da desigualdade social.

O texto – assinado pela jornalista Tina Rosenberg, que já ganhou o Pulitzer – tem um título que pode provocar ojeriza em alguns: “Para reduzir a pobreza, pague os pobres” (em inglês, To beat back poverty, pay the poor; leia a matéria clicando no título).

No artigo,  Tina ressalta que, entre os vários aspectos que ajudaram a reduzir a desigualdade no país, o Bolsa Família é um dos mais importantes. Dar dinheiro aos mais pobres, condicionando-os a manter os filhos na escola, não apenas está reduzindo a pobreza; melhora a alimentação, diminui problemas de saúde e ajuda ampliar a possibilidade de um futuro melhor para os beneficiados.

Fruto desse sucesso, o Bolsa Família está se propagando. O México criou o Oportunidades, que atende a 5,8 milhões de famílias. Ao todo, cerca de 40 países adotam programas de transferência de dinheiro, desde que atendam a alguns requisitos, como manter os filhos na escola.

Os efeitos do Bolsa Família, pelo que se vê, são altamente positivos. Programas desse tipo talvez não sejam suficientes para acabar com a pobreza, mas são um passo em direção a um futuro melhor.

Jovens que odeiam o Bolsa Família – e que adoram o Twitter – podem espernear, mas pagar os pobres dá mais resultados que transferir dinheiro para os ricos.

***

Por falar em transferir dinheiro, o governo paga pouco aos pobres e muito aos poderosos. A conferir:

– o Bolsa Família passou a atender 12,8 milhões de famílias em 2010, com um gasto aproximado de R$ 13,4 bilhões; esse dinheiro vai para quem mais precisa. Veja matéria aqui.

– em juros da dívida pública, o governo federal desembolsou, entre janeiro e novembro, R$ 175 bilhões, dinheiro que beneficia a elite (bancos, investidores que compram títulos públicos). Leia texto aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: