Publicado por: luizerbes | novembro 1, 2010

Eleição por Estado – Dilma 15 x 11 Serra

Se olharmos por Estado, parece que a eleição foi equilibrada. Mas um olhar mais apurado mostra que não. Embora Serra tenha vencido em 11 Estados, ele não conseguiu abrir uma vantagem considerável nesses estados. Dilma, por sua vez, ganhou em 15 de estados, em vários deles com ampla diferença, e no Distrito Federal.

Nesses 11 estados em que ganhou, em cinco (RS, MT, ES, GO e RO) essa vitória foi mínima. Ele ganhou bem apenas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Acre e Roraima – desses, em termos de votos, apenas São Paulo e Paraná tem peso. E mesmo assim, a vitória não foi a esperada. Em São Paulo, a vantagem foi 1,9 milhão de votos (esperava-se 3 milhões), no Paraná, 600 mil (1 milhão).

Em contrapartida, Dilma ganhou com ampla vantagem em vários estados, alguns deles com peso eleitoral grande, como Minas Gerais (1,8 milhão de votos de vantagem), Rio de Janeiro (1,7 milhã0), Bahia (2,8 milhões), Pernambuco (2,3 milhões), Ceará (2,2 milhões), Maranhão (1,6 milhão) e Amazonas (900 mil).

Dessa forma, ela construiu a vantagem de 12 milhões. Nos Estados em que perdeu, ela perdeu por pouco. E onde ganhou, Dilma massacrou Serra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: