Publicado por: luizerbes | outubro 21, 2010

Qual a pauta nas eleições?

A questão acima, no meu ponto de vista, vai ser crucial nestes últimos dias para as eleições à presidente do Brasil. O que vai ser discutir? Programas de governo, propostas, aborto, corrupção? É isso que definirá o resultado do dia 31 de outubro.

Há, obviamente, interesses opostos. Para Dilma, se a discussão for para a linha programática, ela leva ampla vantagem. Está ancorada em Lula, com seu alto índice de aprovação, e nos bons números da economia – só para citar, nesta quinta, saiu o índice de desemprego,  de 6,2%, o mais baixo já registro pelo IBGE.

A Serra, obviamente, só interessa uma agenda negativa – a de tentar atingir a candidata do PT para derrubar a vantagem nas pesquisas. Como? Apostando em temas como corrupção e aborto, apesar de ter um telhado de vidro nos dois temas. A vantagem do candidato do PSDB é que ele tem a grande mídia a seu lado, que se encarrega desta “agenda negativa”.

A essa altura, paga ganhar, Dilma precisa intensificar a campanha, na reta final, explorando essa agenda positiva, mostrando que o Brasil de Lula melhorou em comparação com o Brasil de FHC (algo comprovável, sob todos os aspectos, inclusive em termos de redução da corrupção; dúvida veja essas capas da Veja). E, claro, precisa que a militância mantenha o desempenho desses últimos sete dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: