Publicado por: luizerbes | setembro 22, 2010

O jogo da mídia conservadora

A mídia brasileira sempre foi conservadora.

E isso fica claro num rápido olhar sobre a atual estrutura midiática nacional, concentrada em poucos grupos.

Na televisão, temos a Rede Globo, aquela que foi a principal aliada dos militares na ditadura e sempre foi o porta-voz da direita nas décadas seguintes, e a Record, do bispo Edir Macedo, como as duas principais emissoras; nos jornais, a Folha, o Estadão e o Globo, os dois primeiros aliados à elite de São Paulo e o outro da família Marinho; nas revistas, temos a Veja, dos Civita, ultraconservadora, a Época (do grupo Globo). Nas rádios, a concentração é similar.

Esses grupos, muitos vezes aliados com grupos regionais (como a RBS, alinhada com a Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina) produzem ou são os responsáveis pela transmissão de boa parte do conteúdo que circula no país. E eles são unidos. As manchetes da Veja, por exemplo, viram notícia da Folha, Estadão, Globo e ganham destaque nos portais da Internet, que também estão, em boa parte, nas mãos desses grupos.  E vice-versa.

Apesar da Internet, que permite que as pessoas se expressassem em blogs, fóruns e mídias sociais, esses grupos dominam a informação. São eles, pela estrutura que dispõem, que tem condições de investigar, de definir sobre o que se fala (e muitas vezes, como se fala) – a teoria do Agenda Setting. O que não sai nesses grupos tem repercussão pequena.

Nessas eleições, esses grupos assumiram, abertamente, a candidatura de José Serra e passaram a atacar Dilma Roussef, do PT. Adotaram, para tanto, uma estratégia bem simples: serviço de assessoria de imprensa para Serra e jornalismo investigativo para Dilma. Dessa forma, batem diariamente em Dilma e dão voz para Serra analisar as denúncias. Fazem, assim, campanha, embora tentem mostrar, com pesquisas de opinião, que são isentos.

Vai funcionar? O dia 3 está chegando. Até lá, a campanha midiática se intensificará – e muito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: